Módulos

Concepção de Orçamentos Participativos
Neste módulo o utilizador terá como auxílio um conjunto bastante completo de questões que o ajudará a conceber de forma detalhada o seu processo de OP: o enfoque que pretende dar; a forma como vai dividir o território para promover a participação da população; a possibilidade de geo-referenciar essa divisão territorial; a concepção dos instrumentos de participação; a definição da coordenação técnica e política do processo; o desenho do ciclo de participação; o enquadramento regulador do OP, entre muitos outros aspectos.

Gestão de Orçamentos Participativos
Neste módulo o utilizador terá à sua disposição todos os elementos de que necessita para a operacionalização e implementação do OP, como por exemplo, o desenho de um processo de formação interno e externo; a criação de um plano de comunicação e divulgação; a gestão das reuniões públicas, com a possibilidade de emissão das respectivas actas e relatórios, assim como o cálculo estatístico dos participantes; a gestão das propostas apresentadas, a sua análise técnica e respectiva priorização; a administração dos investimentos aprovados e incluídos no orçamento; a possibilidade da sua geo-referenciação, entre muitos outros aspectos.

Avaliação de Orçamentos Participativos
Este módulo está concebido de forma a permitir a monitorização e avaliação do processo, dos resultados e dos impactos do OP. Ao longo dos diferentes campos de trabalho, o utilizador será confrontado com estatísticas produzidas automaticamente pelo sistema (participantes, reuniões, propostas, investimentos, orçamento, etc.), assim como com diferentes instrumentos criados para a recolha e sistematização de informação referente a toda a dinâmica de participação. A geo-referenciação dos investimentos e a sua catalogação por áreas e domínios de intervenção é outra das inovações desta aplicação. O sistema permitirá também a realização de análises comparativas entre os processos, os resultados e os impactos de diferentes ciclos anuais de OP.

Relatórios
O infoOP permite a emissão de mais de 60 tipos diferentes de relatórios, como por exemplo: relatórios globais de concepção, gestão e avaliação; ciclo completo da participação; actas de reuniões do orçamento participativo; fichas de propostas aprovadas e rejeitadas; fichas de análise técnicas das propostas; mapas de georreferenciação dos projectos e dos investimentos; indicadores de participação e de execução financeira; avaliação dos impactos, entre muitos outros.

Extras
O infoOP está preparado de forma a fornecer alguns dos instrumentos tipo mais utilizados nestes processos, nomeadamente, fichas de presença nas reuniões públicas, fichas de caracterização dos participantes, fichas de apresentação de propostas, entre muitos outros.